Alimentos

Maçãs: uma por dia e a sua saúde agradece

A maçã é um fruto que habitualmente temos nas nossas fruteiras. Descubra os tipos de maçã que existem, os seus benefícios e algumas receitas.

Maça benefícios

Atualizado a 09/09/2024

Doce e sumarenta, a maçã é rica em água, fibra e fornece flavonoides. É um alimento com nutrientes muito importantes para o nosso sistema imunitário.

Saiba tudo sobre as muitas propriedades da maçã e quais as melhores receitas para incluir nos seus dias.

Maça Gala de Alcobaça IGP


A Maçã Gala de Alcobaça, reconhecida com Indicação Geográfica Protegida (IGP) desde 1994, é um verdadeiro tesouro nacional. Com polpa quase branca e um aroma intenso, esta maçã destaca-se também pela sua cor vermelha vibrante e pelo sabor agridoce acentuado. São atributos que a tornam única entre as maçãs europeias.

Esta fruta é uma combinação única de várias variedades de maçãs que contribuem para um perfil de sabor e textura excecionais. Nas lojas Continente, encontra Maçã Gala de Alcobaça IGP, doce, sumarenta, no ponto ótimo de consumo e com certificação Zero Resíduos de Pesticidas.

Benefícios da maçã


A água confere-lhe propriedades hidratantes e, por ser rica em fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

Estes são os principais benefícios para a saúde.

Funcionamento intestinal


A maçã é rica em fibra, principalmente quando consumida com casca, devido à presença de pectina. A sua fibra para além de conferir saciedade, é muito benéfica para o funcionamento intestinal.

Redução do colesterol


As fibras presentes na casca da maçã promovem uma redução da absorção do colesterol a nível intestinal.

Prevenção da doença de Alzheimer


A quercetina presente nas maçãs, um flavonoide natural, contribui para a proteção das células do cérebro, que pode ajudar a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer.

Maçã: quantas calorias tem?


As maçãs são um fruto de baixo aporte calórico, com cerca de 64 kcal por cada 100 g, embora este número possa variar ligeiramente dependendo da variedade.

Composta maioritariamente por água e rica em fibra, esta fruta ajuda a promover a sensação de saciedade. Pode ser uma boa opção para controlar o apetite entre refeições e uma escolha acertada a incluir numa dieta equilibrada.

Tipos de maçã


De forma arredondada e cores vibrantes, que variam entre o amarelo-dourado e vermelho intenso, a maçã nasce naturalmente da macieira, árvore da espécie Rosaceae (família das rosas), originária da Ásia Ocidental.

Há muitas variedades de maçãs, mais ácidas ou doces, mais crocantes ou mais macias. Em Portugal, produzimos este fruto em 4 regiões principais. Nomeadamente Alcobaça, Beira Alta (IGP), de tipologia maçã Golden e maçã Bravo de Esmolfe DOP, Trás-os-Montes (Golden) e Alentejo (Golden e Granny Smith).

Maçã Golden Delicious


A Maçã Golden é uma das variedades mais populares e comercializadas em Portugal. Apreciada pela sua textura macia e pouco cerosa, esta maçã é suculenta e possui um sabor doce. A sua forma é ligeiramente alongada e a casca de cor entre verde e amarelo-dourado.

Maçã Reineta Panda


A maçã Reineta, de origem francesa, é uma variedade conhecida pela acidez pronunciada e doçura moderada. Com uma casca rugosa que varia do verde ao castanho-avermelhado, esta maçã apresenta uma polpa amarela, levemente farinácea e com um sabor característico. Tem forma achatada e irregular, com contornos arredondados e um pedúnculo curto.

Maçã Fuji


De origem japonesa, a maçã Fuji é uma das variedades mais doces. Tem uma casca vermelha com manchas amarelas. Conta com uma textura firme e polpa branca, bastante suculenta. A sua doçura deve-se à elevada concentração de frutose.

Maçã Gala


A Maçã Gala é também uma das variedades mais populares em Portugal. É facilmente reconhecida pela casca fina e vermelha riscada, com algumas manchas amarelas. O seu sabor é doce e suave, com uma textura crocante e polpa sumarenta.

Maçã Granny Smith


Original da Austrália, a maçã Granny Smith destaca-se pelo tom verde intenso e sabor marcadamente ácido e refrescante. Quanto à textura, apresenta-se firme e crocante a cada dentada.

Receitas com maçã


Da entrada à sobremesa, a versatilidade da maçã convida a preparações arrojadas, mas também a receitas mais simples. Siga estas dicas para consumir maçãs.

  • É excelente ao natural e um bom snack para aquelas pequenas fomes nos intervalos das refeições;
  • Cortada em fatias e assada, é um bom acompanhamento de carnes de porco e caça;
  • Ralada, dá textura a molhos com leite ou natas;
  • Recheada com carne picada, como o tomate ou o pimento, oferece um paladar diferente e original;
  • Com ameixas secas, faz um delicioso recheio para pato ou peru;
  • Pode compor saladas deliciosas, com alface frisada e nozes ou com uvas, tâmaras e ananás;
  • Quanto a sobremesas, não faltam alternativas, desde a sempre apreciada maçã assada no forno, com canela e vinho do porto, às rosas de maçã, bolos ou tartes, strudels ou crumbles, aos gratinados com pera, às combinações com chocolate ou folares de maçã.
  • Compotas e geleias. Numa despensa bem fornecida, não podem faltar as compotas e geleias, para dar um gostinho ao pequeno-almoço e ao lanche das crianças.

Como escolher maçãs


Há dicas simples que podem ajudar a identificar melhor as maçãs que deseja levar para casa. Por exemplo, escolha as que mostram uma consistência firme ao toque, lisas, sem manchas ou picadas e pedúnculo verde.

No que toca à conservação da maçã, existem algumas dicas a seguir:

  • As maçãs devem conservar-se no frigorífico. Guarde-as na gaveta dos legumes, de preferência num saco de plástico perfurado, o que atrasa a maturação, impedindo que se deteriorem e sequem;
  • As maçãs também podem ser congeladas. Descasque-as, corte em lâminas e regue com sumo de limão antes de acondicionar num saco de congelação.

Uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia


A expressão “uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia” encaixa perfeitamente neste fruto, devido à riqueza dos seus nutrientes e benefícios para a saúde. Por estes motivos, não pode faltar numa alimentação equilibrada.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.