Alimentos

Matcha: Benefícios e contraindicações

Saiba o que é o matcha, os seus benefícios e contraindicações e fique ainda a conhecer algumas receitas saborosas com matcha.
Matcha

Publicado a 03/06/2022

O Matcha é um excelente ponto de partida para quem adora explorar bebidas de sabores diferentes e únicos, sejam elas chá, café ou um lattes.

Saboroso, fácil de preparar e colorido, o matcha é um ingrediente que tem dado que falar nos últimos tempos pelos seus possíveis benefícios nutricionais.

Fique a conhecer o matcha e como pode adicioná-lo à sua alimentação através de algumas receitas simples e deliciosas.
 

Matcha: o que é?

O matcha é um ingrediente extraído da planta Camellia Sinensis, a mesma espécie da qual é extraído também o chá verde e o chá preto.

Na verdade, o chá matcha é feito em resultado da moagem das folhas mais jovens do chá verde, que são cultivadas à sombra e, mais tarde, convertidas em pó. Isto confere-lhe um sabor mais suave, uma cor mais intensa e uma maior concentração de teína, teanina e clorofila. Os compostos fenólicos que possui têm propriedades antioxidantes, tornando o seu consumo benéfico.

Acredita-se que o chá matcha teve origem no Japão, em meados de 1191, pelas mãos do monge budista Eisai. Este monge recorria às folhas moídas do chá verde em cerimónias religiosas para proporcionar clareza de espírito e bem-estar.

Também existem relatos de que os guerreiros japoneses tomavam matcha antes de partirem em combate para obterem mais energia e prepararem-se física e mentalmente para os desafios que iriam enfrentar. Por estas e outras razões, o matcha ficou conhecido como o “elixir dos imortais”.
Benefícios do chá de matcha

São vários os benefícios apontados nos últimos anos ao chá matcha. Entre eles destacam-se os seguintes:

Riqueza nutricional

O processo pelo qual o chá matcha é obtido parece contribuir para uma maior riqueza nutricional em relação a outros chás.

Quando comparado com o próprio chá verde, o matcha aparenta ter um teor em compostos antioxidantes três vezes mais elevado e um teor superior de teína (a cafeína presente no chá).

Isto deve-se ao facto de o pó ser mais concentrado que os outros chás provenientes da Camellia Sinensis.

Saúde mental

Os compostos bioativos do chá matcha têm apresentado alguns benefícios para a saúde mental. Este ingrediente natural aparenta, entre muitos outros casos, ser uma ajuda na melhoria da atenção, foco e capacidade cognitiva, podendo ser um aliado na prevenção da doença de Alzheimer.

A L-teanina é um aminoácido que se encontra na planta que dá origem ao matcha e parece contribuir para o relaxamento e melhorar estados de ansiedade.  Está relacionada com a concentração, alívio do stress e ao relaxamento, pelo que pode ser uma opção a ter em conta em momentos de maior tensão.

Prevenção de doenças

Por ter compostos fenólicos, sobretudo pertencentes ao grupo das catequinas, que são antioxidantes, o consumo regular de matcha pode contribuir para a capacidade de redução no risco de alguns tipos de cancro e para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunitário. Para além disso, a sua riqueza em substâncias antioxidantes torna-o um aliado na prevenção do envelhecimento precoce.

Controlo de peso

Quando comparado com outras bebidas, como um cappuccino ou um latte, o chá de matcha apresenta um valor calórico muito inferior. A título de exemplo, uma porção de chá de matcha tem cerca de 3kcal, enquanto um cappuccino tem aproximadamente 74kcal.


Contraindicações do consumo de matcha

Apesar de ser uma bebida segura, tem teína (com ação semelhante à cafeína) e, como em tudo na vida, deve haver alguma moderação no consumo do chá de matcha. Controle a sua ingestão para que não seja superior a 15/20g diárias.

Quando consumido em excesso, o matcha (e qualquer outro tipo de chá verde) podem causar efeitos secundários como dores no estômago, insónias, dores de cabeça, diarreia, azia e outros sintomas.

Apesar de não existirem contraindicações específicas relacionadas ao matcha, pessoas com necessidades nutricionais especiais, idosos e grávidas devem evitar o seu consumo.

Como e onde comprar matcha

O matcha pode ser encontrado à venda em ervanárias ou em supermercados como o Continente, no seu estado natural (em pó), mas também em smoothies e batidos ou em saquetas de chá.

No Continente encontra o chá verde de matcha de marca própria. Uma infusão de aroma suave com propriedades calmantes, diuréticas e antivirais.


Como consumir matcha

Se optar pelas saquetas de chá verde de matcha, coloque numa chávena um saquinho de chá por pessoa e junte água acabada de ferver. Deixe em infusão durante 5 minutos. Pode ainda aromatizar a sua bebida com gengibre ou adicionar umas rodelas de limão.

No caso de preferir preparar bebidas e pratos ainda mais saborosos e complexos, deixe-se inspirar por estas receitas com matcha:

Receitas com Matcha

 

  • Latte de matcha e coco: este delicioso latte de matcha e bebida de coco fica pronto em menos de 5 minutos e é uma ótima opção para beber logo ao pequeno-almoço ou ao lanche.

  • Granola de matcha: torne o seu pequeno-almoço ainda mais completo com esta receita de granola de matcha. Adicione-a às suas bowls ou iogurtes naturais.

  • Tostas verdes e bowls de matcha: experiente estas tostas verdes e bowls de matcha, kiwi e maçã verde fáceis de fazer e deliciosas. São uma excelente opção vegetariana para um almoço mais leve e delicioso.

  • Cheesecake de matcha: este cheesecake de matcha é a sobremesa perfeita para surpreender os convidados no próximo jantar de amigos, especialmente os amigos vegetarianos.

  • Cookies de matcha: uma bolachas deliciosas para ir petiscando ao longo do dia ou para comer ao lanche.

  • Panquecas de matcha: deixe-se deliciar com esta receita de panquecas de matcha com curd de maracujá. Uma alternativa saborosa às tradicionais panquecas.